Declaração de Fé

1. AS ESCRITURAS SAGRADAS

Cremos que as Escrituras do Velho e do Novo Testamento, como originalmente escritas, foram verbalmente inspiradas e produzidas pelo Espírito Santo e por isso, expressam toda a revelação divina sem nenhum erro. Cremos, portanto, que, a Bíblia é a suprema revelação da vontade de Deus para os homens, e a aceitamos como a única regra de fé e prática para a vida. (II Timóteo 3:16, 17 II Pedro 1:21);

 2. O DEUS VERDADEIRO

a) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que há um só Deus que existe eternamente em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Cremos que estas três pessoas são iguais em poder, atributos e glória, mas que executam ofícios distintos. (Êxodo 20:2-3; Deuteronômio 6:4; Mateus 28:19)
b) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que Deus criou o universo diretamente, sem o uso de matéria preexistente e que Ele fez isto em seis dias literais sem utilizar qualquer processo de evolução. (Gênesis 1:1-31; Êxodo 20:11; Hebreus 11:3).

3. O SENHOR JESUS CRISTO

a) Cremos, de conforme o ensino das Escrituras, que o Senhor Jesus cristo foi concebido por obra e graça do Espírito Santo, nasceu da (bendita) virgem Maria, de modo sobrenatural; é Deus Verdadeiro do Verdadeiro Deus, sendo “Deus manifestado em carne”; viveu aqui, na terra, entre os homens, a vida perfeita, imaculada, isenta, e livre do pecado (Mateus 1:18-23; João 1:1-14; Colossenses 2:9; 1 Pedro 1:19; 3:18; 2 Coríntios 5:21).
b) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que Sua morte na cruz do Calvário, foi um completo e perfeito sacrifício vicário, propiciatório e substitutivo por causa dos nossos pecados e para salvar-nos da perdição eterna; sua morte não foi apenas a morte de um mártir, mas de uma vítima oferecida, voluntariamente, por Deus, o Pai, em lugar do pecador, como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”,  e todos que O recebem são justificados com base no Seu sangue derramado (1 Coríntios 15:3; 2 Coríntios 5:21; Romanos 3:21-26; João 1:29).
c) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que Jesus Cristo ressuscitou de entre os mortos corporalmente, ao terceiro dia, após ter morrido na cruz do Calvário, Subiu ao céu e voltará a este mundo para estabelecer o Seu Reino e assentar-se no Trono de Davi. Sua segunda vinda será pessoal e premilenial, conforme lemos em Isaías 7:14; João 1:1;14:18; I Pedro 2:22; 3:18; Mateus 28:6;1:18-25; Atos 15:1; I Ts. 4:16);

4. O ESPÍRITO SANTO

a) Cremos, segundo o ensino das Escrituras, que o Espírito Santo é uma pessoa divina, possuindo todos os atributos de personalidade e deidade. E igual ao Pai e ao Filho, e da mesma natureza (João 14:16-18; 16:8-11; 1 Coríntios 2:10; 12:11; Efésios 4:30; Atos 5:3-4).
b) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o Espírito Santo tem os seguintes minis­té­rios: de convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo; de regenerar, batizar, selar, e habitar em todos os crentes no momento da sua salvação; e de guiar os crentes e ensiná-los a andar nos caminhos de justiça e santidade (João 16:7-13; Tito 3:5; 1 Coríntios 12:13; Efésios 1:13-14).
c) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o Espírito Santo tem dado dons aos crentes, mas que alguns destes dons foram temporários, já havendo cessado. Entre eles estão os dons de línguas, curas e profecia.. (1 Coríntios 12:7-11; 13:8-13).
5. DO HOMEM

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o homem foi criado por Deus, em inocência, porém, voluntariamente transgrediu os preceitos divinos, e decaindo da graça de Deus, perdeu o estado de santidade que o criador lhe dera. Em conseqüência da queda, todos os homens (porque todos descendem desse primeiro casal: Adão e Eva) são pecadores, não por constrangimento, mas por motivo de sua descendência dos cabeças da raça humana, (e do pecado original) e devido, também, à sua livre escolha. Por isso, “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”, e se acham sob a condenação e a ruína eterna, sem nenhuma desculpa ou defesa. (Gênesis 1:27; Isaias 53:6; Romanos 3:23; 5:12-19;).

6. A SALVAÇÃO

a) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a salvação dos pecadores é inteiramente de graça, sem o auxílio de quaisquer méritos ou obras humanas. A salvação  é uma obra exclusiva de Deus, que enviou Seu Filho , Jesus para morrer pelos nossos pecados e ressuscitar ao terceiro dia. Esta salvação, então, é um presente gratuito de Deus aos homens que recebem-no mediante o arrependimento dos pecados e a confiança pessoal e exclusiva na pessoa e obra de Jesus Cristo (Efésios 2:8-9; 1 Coríntios 15:1-4; Romanos 6:23; João 3:36).
b) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que, quando uma pessoa é salva, ela recebe o perdão de Deus e nasce de novo, sendo regenerada pelo Espírito Santo. (Atos 13:38-39; João 3:3-6). Para recebê-la, a única condição exigida ao pecador é que ele se arrependa dos seus pecados e aceite a Jesus Cristo, pela fé nele e no seu sacrifício, na Cruz do Calvário como obra medianeira. Esta aceitação de Cristo, possibilita ao pecador nascer de novo, seja regenerado pelo poder do Espírito Santo e se torne, então, o recipiente da nova natureza: a natureza divina (2 Pedro 1:4; 2 Coríntios 5:17).
c) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a pessoa que recebe verdadeiramente a salvação é guardada eternamente pelo poder de Deus, não podendo jamais perder esta salvação (João 10:27-30).
Nesta grande bênção, que é o Evangelho de Cristo, o crente exerce a fé pessoal no Senhor Jesus, e é completamente justificado, pois entra na possessão de uma salvação certa, segura e eterna (Atos 13:39).

7.   A SANTIFICAÇÃO
Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que uma pessoa salva é santificada em três sentidos: ela foi posicionalmente santificada quando creu em Jesus Cristo como Salvador; ela está sendo progressivamente santificada pelo Espírito Santo ao passo que vive uma vida cada vez mais pura; e ela será completamente santificada quando entrar na presença de Deus. (Hebreus 10:10; 1 Pedro 1:15-16; Efésios 5:25-27)
8. A IGREJA

a) IGREJA INVISÍVEL: Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Igreja invisível, ou universal, é o corpo e a noiva de Cristo, que Ele é o cabeça e todos os crentes seus membros; e que contra ela as portas do inferno não prevalecerão (I Coríntios 12:12-13; Efésios 1:22-23; 4:15-16; 5:25-27, 30-32; Mateus 16:15-19).
b) IGREJA VISÍVEL: Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras que a Igreja visível, de Cristo, é a comunidade de crentes batizados e associados, por um pacto, na fé e comunhão mútua, segundo o Evangelho, com o propósito de observar as duas ordenanças e tudo quanto Cristo mandou; e para ser governada pela lei de Cristo e exercer os dons, direitos e privilégios que lhe são peculiares, à luz da Palavra de Deus. Os oficiais da Igreja, segundo as Escrituras, são os Bispos ou Pastores e Diáconos, cujas qualificações, direitos e deveres estão claramente definidos nas Epístolas a Timóteo e a Tito (Mateus 28:19-20; Atos 2:41-42; Tito 1).

9. AS ORDENANÇAS

a) O Batismo: Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o batismo é a imersão de crente em água, demonstrando, assim, através de um emblema solene e belo, a fé do batizado, no Salvador crucificado, sepultado e ressurreto, significando também, destarte, que o batizado morreu para o pecado e o mundo e ressuscitou para a vida nova em Cristo, que é o pré-requisito, para ser membro da Igreja Local (At. 8:36-39; Rm. 6:3-5).
b) A Ceia do Senhor: Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Ceia do Senhor é símbolo do corpo de Cristo; e que a comemoração da morte do Senhor Jesus Cristo, até que Ele venha; e que o crente, para recebê-la deve antes examinar-se a si mesmo e, estando em condição, possa participar dignamente dela (I Coríntios 10:16-17; 11:23-28).

10. O GOVERNO CIVIL

a) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que o governo civil é ordenado por Deus para os interesses e a boa ordem da sociedade humana; que devemos orar pelos magistrados, honrá-los e obedecê-los, salvo naquilo que for contra os ensinos das Santas Escrituras (Romanos 13:1-7; 1 Pedro 2:13-14; 1 Timóteo 2:1-3)
b) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, na doutrina da separação, que abrange três coisas: (1) a separação, completa e absoluta da igreja local e Estado; (2) a separação de de qualquer filiação ou comunhão com aqueles que negam as verdades da fé cristã ou com aqueles que andam em comunhão com as Sagradas Escrituras; e (3) a separação do crente individual de todas as práticas mundanas que desonram o Salvador (2 Timóteo 3:1-5; 2 João 9-11; 2 Tessalonicenses 3:14-15; Romanos 12:1-2; 1 João 2:15-17).

11. O ESTADO ETERNO

 Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que todos quantos forem justificados, pela fé no nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, viverão na Eternidade, na presença de Deus, no pleno gozo das bem-aventuranças celestiais; e que aqueles que, pela sua impenitência e incredulidade, rejeitam a oferta da graça e da misericórdia de Deus em Cristo (Salmo 16:11; Mateus 25:46; João 14:2)

12. SATANÁS

Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que existe um ser pessoal, chamado Satanás, “o deus deste século”, “o príncipe do poder do ar”, cheio de toda sutileza e malícia, o qual procura, incessantemente, frustrar os propósitos de Deus e seduzir (fazer cair em tentação e no pecado) os filhos dos homens. (Ef. 2:2; Ap. 12:9; II Coríntios 4:4; 11:13-15).

13. AS ÚLTIMAS COISAS
a) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que Jesus Cristo pode voltar a qualquer instante nas nuvens para arrebatar todos aqueles, vivos ou mortos, que estão em Cristo. Cremos que depois do arrebatamento virá a tribulação, um período de julgamento sobre a terra que durará por sete anos. Depois da tribulação, Cristo voltará à terra em glória para reinar por mil anos e estabelecer a nação de Israel na sua terra. Depois do reino milenar virão o julgamento final e a eternidade. (1 Tessalonicenses 4:13 — 5:11; Daniel 9:26-27; Apocalipse 19:11-16; 20:1-4, 11-15; 21:1)
b) Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que todos quantos forem justificados pela fé em Jesus viverão corporal e eternamente na presença de Deus no pleno gozo das bem-aventuranças celestiais. Cremos que aqueles que, pela sua impenitência e incredulida­de, rejeitarem a oferta da graça e misericór­dia de Deus em Cristo viverão corporal e conscientemen­te na tormenta do lago de fogo para toda a eternidade (Salmo 16:11; João 14:1-3; Apocalipse 20:11-15)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário