quinta-feira, 5 de julho de 2012

A RELAÇÃO CRISTÃ ENTRE PAI E FILHO

Introdução

A relação cristã entre pais e filhos deve ser a mais harmônica e respeitável possível, numa troca afetiva, ou seja, troca de carinho, amor, fidelidade e honra, principalmente por parte dos filhos para com os pais, mas para que estes aconteçam é necessário o respeito múltiplo, que infelizmente nos dias atuais estes sentimentos e ações muitas das vezes encontram-se ausente nas famílias, não só do mundo como da igreja.

É necessário o resgate do sentimento do amor e da honrar dos filhos para com os pais e vise e versa.

O grande exemplo na questão relacionada à honra de filho para com o pai, foi Jesus Cristo que honrou a Deus Pai, esvaziando-se de si e negando-se a si próprio, tomando a forma de homem, para cumpriu a vontade de Deus Pai morreu por todos nós, numa morte de cruz.


Esse Jesus que sendo Deus não usurpou o ser igual a Deus, e antes de ser entregue aos guardas Romanos no monte Getsêmani, por amor de todos e por obediência a seu Pai fez a seguinte oração: Meu Pai: Se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e, sim, como tu queres.


Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores. Ele honrou a Deus Pai ao cumprir a sua vontade, Jesus poderia não morrer por nós, mais por amor e temor a Deus se sujeitou a morte num madeiro, será que morreríamos por algum inimigo nosso se nosso pai nos pedisse? Jovem, analise o que Jesus fez, e responda para si mesmo o que você é capaz de fazer por seus pais?

No livro de Efésios capítulo seis, a bíblia nos fala a respeito da relação entre pais e filhos, no que tange a esta relação, dividimos o texto em três pontos: 1. A obediência aos pais; 2. Porque honrar aos pais; e, por fim, 3. A relação dos pais para com os filhos.

No decorrer da bíblia encontramos vários personagens que foram exemplos, como Jesus, que honraram seus pais, como por exemplo: Isaque, Jacó, José, Davi, entre outros que poderíamos falar, mas, no entanto, também sabemos que existiram outros tantos que foram maus exemplos de filhos que desonraram seus pais, tais quais, Esaú, os filhos de Jacó, Absalão e outros, entre estes dois grupos, em qual dos quadros você se enquadra?

Abordaremos neste primeiro tópico como e porque devemos obediência aos nossos pais.

1. A obediência aos pais

  • No Senhor: No versículo 1 de efésios seis, a Sagrada Escritura nos fala que a princípio, devemos obedecer a nossos pais, acima de tudo no Senhor, mas como seria essa obediência no Senhor? Essa obediência se dá através temor, temor não é ter medo, mas sim, respeitar alguém que amamos, nós como jovens, devemos respeitar os nossos pais, pois foi Deus que o escolheu para governar sobre a família, não foi você que escolheu, então, honrando ao pai, você, jovem, estará honrando a Deus, que é o criou.
  • Pois é justo: Ainda no mesmo versículo a bíblia nos diz que devemos obedecer a nossos pais por que é justo, neste sentido, a justiça de Deus se revela através dos pais, pois, como sabemos, os pais como cabeça da família são responsáveis pela criação dos seus filhos, ensinando-os por onde eles devem andar, sendo a educação dos filhos uma responsabilidade dos pais. Ainda no decorrer do texto tentaremos responder por que devemos honrar os pais.

2.     Porque honrar aos pais?

·         Porque é o primeiro mandamento como promessa: Deus fez uma promessa “Honra a teu pai e a tua mãe”, o jovem que honra a seu pai tem uma promessa garantida, mas percebemos que este mandamento muitas das vezes está sendo deixado de lado, ou até mesmo esquecido pelos jovens e adolescentes, haja vista, que os mesmos preferem as orientações de sua faixa etária que a dos seus pais, pois acham que seus pais são quadrados, chatos e até mesmo inimigos, não compreendem que seus pais querem o melhor para suas vidas, não querendo que nenhum deles caiam nos mesmos erros que outrora os pais quando jovens caíram, pois já viveram muito e tem uma gama de experiência que podem transmitir e ensinar aos seus filhos, mas que são descartados pelos filhos e por isto as bênçãos do Senhor são retidas.

·         Para que sejas bem sucedido: O jovem que honra a seu pai será bem sucedido, pois as bênçãos do Senhor lhes são entregues, sendo que, a palavra de Deus fala claramente que “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”, esta é a maior bênção que o jovem poderá ter, ter dias de paz e tranqüilidade em sua trajetória de via.

·         Para que tenhas longa vida na terra: O jovem que honra a seu pai terá e ainda terá a benção da longevidade que o Senhor promete dar aos que honram pai e mãe.

Após abordarmos sobre o dever dos filhos para com os pais, no que tange à honra, neste momento tentaremos falar sobre a relação inversa, ou seja, entre o dever dos pais para com seus filhos.

3.      A relação dos pais para com os filhos

No versículo 4 de Efésios seis, a bíblia nos fala como deve se dá esta relação familiar, neste versículo Deus ensina as diretrizes para o verdadeiro ensino cristão, como veremos abaixo:

·         Não provoqueis os filhos à ira: Alguns pais muitas das fezes em vez de orientarem seus filhos, fazem o inverso, irritando-os, provocando-os, causando a ira dos seus filhos, esta forma de criar seus filhos prejudica a formação do futuro cidadão, por isso encontramos jovens revoltados com os pais e até mesmo na criminalidade por causa de uma má formação que tiveram em casa. Por isto entendemos que os pais de forma alguma devem provocar seus filhos à ira, mas criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor.

·       Criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor: Quando uma criança é criada nos caminhos do Senhor, assim como as Sagradas Escrituras nos falam e Êxodo 18: 20 “Ensina-lhes e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer”. Os filhos automaticamente serão bem-aventurados, pois saberão distinguir o certo do errado, sendo bem sucedidos no que fazem, mas para que isto ocorra, de que maneira este pai deve ensinar?


·      Ensinando em todo o tempo e lugar (Deut. 6:6,7 e 11: 19): A formação de qualquer sociedade é composta por um tripé: família, igreja e escola. As mazelas da sociedade contemporânea são causadas pela transposição do dever de ensinar da família para a escola, ou seja, enquanto que os pais jogam a responsabilidade do ensino somente para a escola os filhos ficam prejudicados, pois, a base da aprendizagem se dá a princípio na família, onde deve ocorrer o primeiro contato da criança com o mundo exterior, na relação de interação e socialização dos conhecimentos, mas infelizmente nos dias atuais esta etapa está sendo quebrada, prejudicando o tripé da formação de uma sociedade, pois a criança deve aprender primeiramente com a família, depois com a igreja, e por fim, a escola.

A bíblia nos fala em Deuteronômios 6:6,7 “Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa , e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te”. Em todo tempo deve ocorrer o ensinamento, para que quando for velho não se desvie dele, como em Provébios 22:6 nos fala. Sendo este o resultado do adolescente bem como do jovem que for ensinado pelos seus pais desde a meninice no caminho do Senhor. O que você, pai está fazendo para que este resultado ocorra? E você adolescente e jovem o que está fazendo para honrar seus pais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário