quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O livro sem palavras


O que é o livro sem palavras?
O livro sem palavras como o nome já o diz é um livro que não contém palavra alguma, mas a história contada através das cinco cores que o livro possui é muito linda.

A primeira página do livro possui a cor amarela, representa o céu, a habitação do Deus Santo, pois não existe imperfeição no seu ser, como diz em I Pedro 1: 16 “Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”. Outra característica de Deus é que ele é Eterno, pois Ele existe desde a eternidade, ou seja não tem princípio nem fim, Deus também é Puro, pois não há impureza em seu ser. Deus além de tudo, é Criador, sendo que ele criou o homem como afirma em Gênesis 1: 27 “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Esse Deus que é santo, eterno, puro e criador mora num lugar perfeito onde não existe imperfeição alguma, o céu, e para que a humanidade habite com Deus, ele enviou o seu Filho Unigênito, pois ele ama a você e a toda a humanidade, segundo as Escrituras que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (JOÃO 3: 16). Jesus deixou o seu lar celeste para resgatar a humanidade do pecado.

A segunda página do livro possui a cor preta, simboliza o pecado da humanidade, pois em Romanos 3: 23 a bíblia relata que: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Ou seja, toda a humanidade que não tem está debaixo da lei do pecado e automaticamente separada espiritualmente de Deus, pois Deus é Santo e o homem é pecador, sendo que em Isaías 59: 2 vemos que a bíblia diz: “mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. Desta feita, há um grande abismo entre o homem natural (pecador) e o Deus Santo e ainda mais, pois a bíblia diz em Romanos 6: 23 que: “o salário do pecado é a morte”, desta feita toda a humanidade está condenada ao inferno, pois o homem não consegue por si só se salvar.

A terceira página do livro possui a cor vermelha, representa a solução para o pecado, sendo que Deus entregou o seu filho amado pela humanidade, como vemos em Romanos 5: 8 que afirma: “Mas Deus prova seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Jesus Cristo derramou o seu sangue na cruz do calvário para que a humanidade tenha a oportunidade de voltar a ter a comunhão com Deus, como na criação, em que o homem tinha comunhão com Deus ao ponto de conversar com Deus, mas ele escolhendo a desobediência, pecou e foi expulso da comunhão de Deus e por isto milhares de anos depois Cristo teve que vir a este mundo em forma humana para resgatar o homem do pecado, pois em I coríntios 15: 3,4 o Apóstolo Paulo confirma este acontecimento o qual diz: “Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”. A partir deste acontecimento Jesus nos fala que só através dele podemos ser salvos, sendo que em João 14: 6 Jesus nos fala: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Sendo assim, Cristo morreu por nós o Justo pelos não justos para que só através de Cristo o homem tenha novamente acesso a Deus. Como ele afirma em I Timóteo 2: 5 “Portanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.

A quarta página do livro possui a cor branca, simboliza a pureza e representa a purificação do coração do homem que recebe a Cristo como Senhor de sua vida, de um coração com rancor cheio de mágoas e negro de pecados, o Senhor purifica esse coração e transforma como a alva lã. Essa pessoa tem a segurança da sua salvação garantida, como em Efésios 1: 13 que garante o selo da promessa. “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;” em João 5: 24 que fala: “Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. A partir de ter lido sobre os significados das paginas anteriores, o leitor tem a oportunidade de aceitar ou recusar o que foi lido, mas saiba que em Apocalipse 3:20 Jesus nos fala que “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo.” Esta porta representa o seu coração, que ouvir a palavra e abrir o seu coração, permitindo que ele faça morada, ele entrará e fará morada, mas somente quem permitir, quem não permitir Jesus não irá arrombar, pois quem arromba a porta é o inimigo. Então, entregue a sua vida a Jesus “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder se serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome;”

E por fim, a última página que é a verde, sendo ela a capa, representa o crescimento espiritual, conforme II Pedro 3: 18 “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno”. Poderá ocorrer uma dúvida, como crescer espiritualmente? O crescimento vem por meio de duas atividades a primeira é se alimentando da palavra de Deus, ou seja, lendo a bíblia diariamente, pois se uma pessoa não se alimentar diariamente ficará fraca e morrerá, assim é o crescimento temos de ler a bíblia todos os dias. A segunda coisa que se deve fazer para crescer é orar todos os dias, pois quando lemos estamos ouvindo Deus falar conosco enquanto oramos, estamos falando com Deus, desta feita a vitamina do cristão é a vitamina BO (bíblia + oração). Saiba que Cristo nunca e deixará como ele afirma em Hebreus 13: 5 “De maneira alguma de deixarei nunca jamais de abandonarei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário