quinta-feira, 1 de julho de 2010

Juventude Cristã: a luz do mundo

Figura disponível em: http://reikiana1.blogs.sapo.pt/arquivo/velas.jpg



Para começarmos a descrever sobre o tema proposto, precisamos entender o conceito da palavra luz, pois sem este entendimento não poderemos de forma alguma discutir o modo como os adolescentes de nossas igrejas vivem e/ou devem viver, segundo um dos dicionários da língua Portuguesa, a palavra luz significa:



“1. Fís. Radiação eletromagnética capaz de provocar sensação visual num observador normal; radiação eletromagnética de comprimento de onda compreendido aproximadamente entre 4.000Å e 7.800Å. 2. Claridade emitida pelos corpos celestes. 3. Claridade emitida por corpos que não a possuem, mas que a refletem de outros; reflexo: a luz dos planetas. 4. Claridade, luminosidade. 5. Brilho, fulgor, cintilação: a luz dos olhos. 6. Fig. Aquilo ou aquele que esclarece, ilumina ou guia o espírito: as luzes da fé; 7. Fig. Faculdade de percepção; juízo, inteligência. 8. Fig. Esclarecimento, elucidação: Sua crítica emprestou luz à obra. 9. Fig. Evidência, certeza, verdade: "Da discussão nasce a luz" (prov.).”


A partir da compreensão de que a luz é uma ação eletromagnética que provoca uma claridade, entendemos que nós como filhos da luz devemos através da ação de boas obras, ou seja, de um bom testemunho, iluminar as trevas ao nosso redor, produzindo a luz de Cristo em nossas vidas, tendo em vista que a bíblia assim o diz no Evangelho de Mateus 5: 14-16, quando fala: “vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e ilumina a todos que se encontram na casa. Assim, brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

Neste sentido, perguntamos a você que está lendo neste momento este texto, como você adolescente está vivendo? Está procurando brilhar e irradiar a luz nas trevas?, ou está vivendo uma vida cristã apagada e apagando o Espírito que Deus pôs em você, não fazendo nada em prol de Cristo, sendo uma pessoa que segue a filosofia do mundo? Pense nisso!

Neste período da adolescência, é sabido que ocorrem mudanças tanto orgânicas (biológicas), como psicológicas e sociais, sendo um período em que o adolescente precisa confirmar a sua identidade como pessoa, e é neste momento que você pode se fortalecer, produzindo boas obras como verdadeiro cristão, ou enfraquecer, a ponto de deixar de servir o Autor e Consumador da Vida, entristecendo o Santo Espírito de Deus, podendo enveredar para caminhos tortuosos, seguindo as filosofias do mundo, tendo em vista que neste período este jovem está formando a sua identidade. E tudo isto pode ocorrer por causa da escolha que faz, certa ou errada.

Neste período da juventude, é preciso saber qual a sua companhia, pois analisando certo ditado que nos diz: “diga-me com quem andas e eu te direi quem és”, mostra que a escolha do adolescente, certa ou errada, pode levá-lo a brilhar como a luz ou a viver na escuridão, sendo que, a palavra treva ou escuridão é sinônimo de pecado, e sobre nós pesa esta responsabilidade de não vivermos nas trevas, pois somos filhos da luz, mas infelizmente temos que dizer que muitos cristãos têm naufragado na fé por não estar firmado na luz, por isto, o adolescente deve saber escolher as suas amizades de acordo com que a bíblia recomenda no Salmos de número 1, quando nos fala que não devemos andar segundo o conselho dos ímpios e nem se assentar na roda dos escarnecedores, mas sentir o prazer na lei do Senhor e na sua lei meditar de dia e de noite.

Mais adiante, parafraseando o Salmos de número 119 e versículo 105, a bíblia nos diz que “a palavra de Deus é a lâmpada para os pés do servo do Senhor e a luz para os seus caminhos”, neste sentido, o adolescente têm toda a oportunidade de ser um servo de luz, basta obedecer as palavras do Senhor e automaticamente estará irradiando a luz de Cristo, pois, o caráter do cristão deve ser igual ao de Cristo, sendo que a sua luz dissipa toda a treva e ilumina o caminho para o céu, então, devemos brilhar como Cristo brilha, pois através do testemunho de vida do jovem, as pessoas podem ser levadas a Cristo.

O pastor Sarmento (2010), em seu discurso nas conferências da Mocidade da Igreja Batista Regular Canaã, realizado na cidade e Manaus-Amazonas, nos diz: “todo que se diz de Jesus Cristo deve brilhar na escuridão”, para que as suas obras sejam vistas e que os ímpios deste mundo não tenham nada a dizer contra a integridade de qualquer servo do Senhor e glorifiquem a Deus, e entendam que a juventude Cristã brasileira serve a um Deus vivo, por isso afirmamos que esta jovem geração pode viver brilhando e “mantendo exemplar procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra nós outros como de malfeitores, observando-nos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”. (I Pedro 2: 12)

Mas, pergunto, por que devemos viver deste modo? A resposta é simples, porque Deus é santo, eterno e puro, e nos chamou para vivermos dignamente na vocação a que fomos predestinados, então, nós como seus servos devemos ser seus imitadores como a bíblia, assim, o diz: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”. (Efésios 5: 1)

Em toda a bíblia comprovamos a santidade de Cristo, a qual, também exige que devemos nos espelhar a ele, para que possamos produzir a luminosidade para o mundo, pois em João 8:12, Jesus nos fala: “eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida”. E em Efésios 2: 15, as Sagradas Escrituras nos evidencia esta certeza, afirmando a seguinte expressão: “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”.


Outrora, éramos iguais aos do mundo, praticávamos as mesmas obras e vivíamos na escuridão, como a bíblia mesmo em Efésios 5: 8, afirma: “Pois outrora éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor, andai como filhos da luz.” Mas, não nos enganemos, pois muitos dos adolescentes de nossas igrejas ainda são trevas, enganando-se a si mesmas, tendo em vista que as nossas ações falam por nós, se somos luz ou trevas. Então, vivamos na luz, brilhando a vossa luz no meio dos homens, firmando os nossos passos na Rocha e procurando andar em caminhos retos, produzindo bons frutos, sabendo que Jesus está à nossa frente, ele mesmo nos prometeu de nos proteger e livrar-nos de todos os males.

Para o jovem tomar as decisões certas ou erradas e ainda escolher o caminho por qual seguir e depois arcar com as conseqüências, depende só dele, mas este jovem deve ter sabedoria, para assim, o escolher, mas onde ele encontrará esta sabedoria?. Com amigos de rua? Com colegas de escola?, não, com nenhum deles.


A resposta para alcançar a verdadeira sabedoria está na bíblia, a qual nos adverte se queremos sabedoria para tomar decisões, peçamos a Deus que a todos dá liberalmente. E em Tiago 3: 17, ela nos fala “A sabedoria, porém, é lá do alto”. Não é com colegas de rua e da escola, pois estas pessoas não tem uma mente formada, desta feita, entendemos que só as Escrituras nos fornece a verdadeira sabedoria para não cairmos nas ciladas do inimigo, pois com Deus está a luz e Ele é a luz, como a própria bíblia nos afirma em Jó 11: 17, “A tua vida será mais clara que o meio dia; ainda que lhe haja trevas, será como a manhã”. E em Salmos 34: 5, “Contemplai-o e sereis iluminados, e os vossos rostos jamais sofrerão vexame”. E por fim, em Daniel 2: 22, “Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz”.

A partir deste pequeno texto que abordamos, desejamos que os adolescentes cristãos possam ser uma juventude influenciadora desta sociedade, e não o inverso, sendo influenciados por ela, mas que produzam a luz do Senhor através dos seus testemunhos onde quer que estejam. E para finalizar deixamos a seguinte referência para todos refletirem.

Ora, a mensagem que da parte dele temos ouvido e vos anunciamos, é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
Se dissermos que mantemos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (I João 1: 5-7)

Referências Bibliográficas


ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia Sagrada: Revista e Atualizada. / trad. João Ferreira de Almeida.

SARMENTO, Moisés. Jovem Brilhante. Preleção na Conferência de Aniversário da Mocidade Batista Regular Canaã. Manaus, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário