quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tempo para o que gostamos

Por: Pastor Wagner L. Amaral

(Mensagem ministrada em Conferência de Aniversário da Mocidade Batista Regular Monte Sião - MIBREMS, Manaus-AM, no período de 25 a 27 de novembro de 2011.)


Certa feita um grupo de seminaristas foi fazer uma prova. De uma única questão: Fale sobre Deus e sobre o diabo. Foi-lhes dado uma hora para responder.

Um deles pegou uma folha e começou a escrever sobre Deus. Dissertou sobre suas maravilhas, sua obra, seu Filho, sobre a salvação. E o fez de maneira tão apaixonada que, não atentando para o relógio, passaram-se 59 minutos.

Quando o professor alertou que faltava apenas um minuto, o jovem escreveu no rodapé da página: FIQUEI TÃO ENVOLVIDO COM DEUS, QUE NÃO TIVE TEMPO PARA SATANÁS.

Apesar de não ter cumprido o que lhe foi solicitado, sua dissertação foi considerada a melhor de todas.



VOCÊ E O TEMPO

No geral, temos tempo para aquilo que gostamos. E, quando, por alguma razão, o tempo diminui, ou desaparece, nos esforçamos para ter tempo suficiente para o que temos prazer (torneio futsal do AMDE). Perceba a diferença:

- Não vai dar para ir ao estudo dos jovens, pois chegarei do trabalho às 18h e terei de ir para o cursinho as 19:30h.

- Dá tempo de ir ao boliche! Chego às 18h e só tenho cursinho às 19:30h.

Logo, quando precisamos falar de algo com o objetivo de levar alguém a separar, buscar ou priorizar tempo para alguma coisa; é porque não é para esta pessoa algo importante, prazeroso, priorizado. E, então, é preciso desprender todo um esforço para fazê-la enxergar, entender, aceitar e buscar aquilo como importante.

Poderia completar essa reflexão, afirmando que o problema para o cristão começa quando ele assume a ideia de que é preciso separar tempo para Deus, já que tem tempo para todas as outras coisas.


Esse entendimento expressa o problema, pois, para Deus todo o tempo é tempo. Isto é, não somos exortados por ele a dividir nossa vida em compartimentos: moral, espiritual, social, profissional, sentimental, etc. Nossa vida é única. É nossa vida; e tudo o que somos e possuímos interage em nós, e nos outros.

O que eu sou se expressa em casa, na vizinhança, na igreja, no trabalho, na escola; enfim, nos relacionamentos e nas atividades. Logo, redefina sua vida para evitar esses compartimentos, e em colocar Deus como um dos compartimentos. Deus está em todos eles; e aquilo que ele espera de você, também (Colossenses 3.17, 23).

VOCÊ E O TEMPO

Efésios 5.15-17

Para ser bem sucedido há necessidade de organizar e qualificar o seu tempo.


Remir o tempo (5.15-16).  Efésios é uma carta riquíssima por mostrar a soberania de Deus através do viver de Seu povo, daqueles que foram eleitos e capacitados e vocacionados por Ele a refletir um viver santo.

Pela última vez (5.15) Paulo usa “andar” para exortar a igreja acerca do viver esperado dela. Expressão conhecida com sua raiz no AT, apontando para o viver no tempo, tratando tanto daquilo que fazemos como daquilo que deixamos de fazer.

Este andar (viver) é observado naquilo que fazemos ou deixamos de fazer, e a forma que assumimos, através do tempo. Por isso, a exortação para remir o tempo. Como podemos entender est remir o tempo?

1. Portanto, andai sabiamente, como convém a santos. Como? Remindo o tempo. Remir o tempo implica em ser sábio, o oposto de ser néscio (aquele que não sabe; que é ignorante; estúpido).

2. Remir o tempo implica em andar prudentemente. Sendo moderado, cauteloso, prevenido, discreto. Prudência é uma virtude que leva o homem a conhecer e praticar o que lhe traz vida. Remir o tempo implica em saber o que se quer, saber aonde se quer chegar.

3. Remir o tempo implica em aproveitar as oportunidades. Como?

3.1. Cumprindo com nossas obrigações organizadamente.
3.1.1. Planejando a pontualidade.
3.1.2. Planejando e executando um organograma diário.
3.1.3. Levando em conta os eventuais, os “acidentes”.

3.2. Priorizando as coisas certas:
3.2.1. Estabelecendo limites no tempo de nosso trabalho e estudos.
3.2.2. Estabelecendo momentos de comunhão com a família, amigos, irmãos.
3.2.3. Estabelecendo momentos de crescimento moral e espiritual (leitura).

3.3. Não matando o tempo, não sendo “insensato” (5.17). Literalmente, destituído de capacidade mental, desequilibrado, tolo.
3.3.1. Chegando atrasado a nossos compromissos.
3.3.2. Faltando por motivos banais, ou preguiçosos.
3.3.3. Assistindo, vendo, ouvindo, programas e pessoas carnais.
3.3.4. Deixando de ler as Escrituras.
3.3.5. Deixando de orar.

Enfim, se preparando adequadamente. Vou exemplificar isso para vocês. Você sabe quais as principais perguntas nas entrevistas dos bons empregos, hoje?

1. Fale sobre si.
2. Quais são seus objetivos em curto e em longo prazo?
3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?
4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
5. O que procura num emprego?
6. Você é capaz de trabalhar sob pressão, e com prazos definidos?
7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
8. O que você faz no seu tempo livre?
9. Quais são as suas maiores qualidades?
10. E pontos negativos/defeitos?
11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?

Veja que não são perguntas que priorizam a área técnica; mas sim, o perfil da pessoa, envolvendo seu caráter e conduta. A razão disso não é que estão procurando pessoas de valor que remiram seu tempo, sendo sábios. Isto é suficiente para indicar que tal pessoa teria futuro em qualquer empresa; afinal, a parte técnica se ensina, com curso ou pela experiência; mas a sabedoria, revelada por um caráter digno vem de uma formação que leva tempo.

Por outro lado, numa reportagem recente, foi apresentada uma lista de razões que estão levando as pessoas a serem demitidas:

1. Dificuldade no relacionamento com os colegas.
2. Insubmissão.
3. Paralisia intelectual.
4. Erros na escrita.
5. Erros na fala.

Você está preparado para enfrentar essa realidade profissional, que cada vez mais olha para o todo e não para uma vida dividida em compartimentos?

4. Remir o tempo implica em viver em conformidade com Deus (5.15-17).

Muitos vivem situações em que choram pelo tempo perdido, ou mal investido.   Choram a oportunidade de reparar os erros, até porque recebem, no tempo, aquilo que fizeram em seu tempo. Não somente colhemos os resultados da administração de nosso tempo aqui, como prestaremos contas do tempo vivido ao Senhor.


O que você tem colhido? O que colherá? Como sua família, amigos e irmãos reagirão no futuro, mediante o tempo investido para com eles? Quero concluir com um soneto que trata do tempo:

Deus pede estrita conta do meu tempo
E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta.
Mas, como dar, sem tempo, tanta conta.
Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?

Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo me foi dado, e não fiz conta;
Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
Hoje, quero acertar conta, e não há tempo.

Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.

Cuidai, enquanto é tempo, em vossa conta!
Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando o tempo chegar, de prestar conta
Chorarão, como eu, o não ter tempo...

Que o Senhor do tempo o ajude a ser santo quanto ao tempo, em seu tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário